Como funciona o Arla 32? Entenda agora mesmo – Lubmix

O que é Arla 32 ?

ARLA é a abreviação de Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo. O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. Ou seja, o ARLA 32 é uma solução líquida para veículos que possuem o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Sua ação reduz as emissões de poluentes provenientes da queima do óleo diesel.

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Em sua composição, há 32,5% de ureia de alta pureza, também chamada de ureia técnica. Ela é a responsável pela reação química que acontece dentro de um catalisador e torna o uso do Arla tão importante para os caminhões de sua frota.

Desde 2012, todos os caminhões e ônibus produzidos no Brasil devem possuir o sistema SCR e, consequentemente, utilizar o ARLA 32.

Para o que serve ?

O ARLA 32 converte os óxidos de nitrogênio (NOx) nocivos da exaustão do seu veículo a diesel em nitrogênio e vapor de água inofensivos, reduzindo consideravelmente as emissões de NOx, que são uma das principais fontes de poluição atmosférica e também contribuem para a formação do “smog” em centros urbanos. Segundo estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde, as emissões de NOx podem contribuir para o agravamento da asma.

Legislação:

No Brasil, a legislação é chamada de PROCONVE – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Atualmente estamos na fase P-7 que seria equivalente ao Euro 5. Esta legislação P7 traz uma redução de 60% de óxido de nitrogênio e 80% nas emissões de material particulado .

Como armazenar e manusear o Arla 32 ?

O Arla pode ser guardado por um ano se for feito da maneira correta, isto é, protegido da incidência direta da luz solar. Ele necessita ser protegido de temperaturas muito altas ou muito baixas. Deve ser armazenado em uma embalagem selada em um local bem ventilado, como um Reservatório IBC, que é disponível na Lubmix.

Os equipamentos para o seu abastecimento também necessitam ser de um determinado material, principalmente em Acetal e Aço INOX. Todos os equipamentos são fabricados com esses materiais.

Como funciona o Arla 32 ?

Muito utilizado em caminhões, vans, automotivos de grande porte, ônibus rodoviários equipados com a tecnologia SCR. O ARLA 32 juntamente com o SCR oferece uma significativa redução no consumo de combustível e consequentemente das emissões de CO2 se comparado as tecnologias concorrentes. Todos os maiores fabricantes de caminhões e ônibus no Brasil começaram a oferecer a partir de janeiro de 2012, modelos equipados com SCR.

Observação: As caminhonetes, SUVs e outros veículos a diesel de pequeno e médio porte utilizam o Sistema EGR e não utilizam o Arla, ele é utilizado apenas para alguns modelos de ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte, que para se adequar ao Proconve P7 é necessário o uso do Sistema SCR.

“SCR” é o nome de uma tecnologia de tratamento pós-combustão para veículos a diesel que permite reduzir as emissões de NOx (óxidos de nitrogênio). SCR é a sigla para Selective Catalytic Reduction (Redução Catalítica Seletiva). Essa tecnologia requer o uso de um reagente chamado Arla 32. Quase todos os principais fabricantes de motores decidiram usar essa tecnologia para atender às exigências da nova legislação sobre emissões de NOx (óxidos de nitrogênio).

Os principais componentes do sistema SCR são:
• Catalisador SCR
• Unidade de injeção de fluido ARLA 32
• Tanque de ARLA 32
• Unidade de controle de injeção de ARLA 32

Demonstração dos principais componentes do sistema SCR para arla 32

O Arla 32 do tanque é injetado no tubo de exaustão, que fica em frente ao catalisador SCR, mas a jusante do motor. Conforme é aquecido na exaustão, o Arla converte-se em amônia (NH3) e dióxido de carbono (CO2). Quando o óxido de nitrogênio (NOx) gasoso do tubo de exaustão reage com a amônia dentro do catalisador, as moléculas nocivas de NOx são convertidas em nitrogênio e água, que é liberada na atmosfera como vapor.

Para assegurar o correto funcionamento do seu sistema SCR, use apenas Arla 32 de alta qualidade. Assim, você protegerá o investimento feito em seu veículo, pois um reagente de baixa qualidade pode não ser suficientemente puro e estar contaminado com impurezas. Isso pode causar danos ao catalisador e gerar altos custos de reparo, que não são cobertos pelo fabricante do veículo.

Também disponibilizamos um vídeo:

Confira agora mesmo o vídeo para explicação do funcionamento do Arla 32:


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

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