Como medir e monitorar o Tanque de Combustível – Eficiência no Abatecimento

Abastecimento do reservatório de combustível no posto

Como medir tanque de combustível? Monitorar o tanque de combustível é essencial para melhorar o desempenho do posto revendedor em um mercado altamente competitivo. Ao medir o tanque é possível identificar vazamentos, evitar contaminação e problemas com os combustíveis, além de garantir a qualidade do produto fornecido ao consumidor.

Por que é importante monitorar o tanque de combustível?

Estabelecimentos que trabalham com venda e armazenagem de combustíveis devem estar sempre atentos às práticas de segurança, uma vez que esse tipo de substância possa ser muito prejudicial ao meio ambiente e altamente inflamável, quando não armazenado e, corretamente manipulado.

Além de proporcionar segurança, o armazenamento de combustíveis deve preservar a qualidade do produto e minimizar perdas. Lembrando que existem diversas normas e regras que devem ser seguidas em postos de gasolina e distribuidoras de combustíveis para garantir a segurança aos funcionários e clientes.

Armazenamento de Combustíveis – Tanques

Os tipos de armazenamento se dividem entre os armazenamentos acima do solo e, o subterrâneo. O procedimento a ser utilizado depende do tipo de negócio e de seus objetivos. Acima ou abaixo do solo, o armazenamento requer o uso de tanques adequados à conservação de diversos fluidos.

Abastecimento de combustível

Os Tanques subterrâneos são utilizados em postos de gasolina. Ficam completamente enterrados, possuem conexões com as bombas e seus equipamentos localizados acima do solo e, utilizados pelos funcionários no abastecimento de automóveis.

Essa forma de armazenamento é vantajosa por não ocupar espaço, uma vez que o tanque ocupa área normalmente não utilizada. O perigo de incêndio é minimizado, visto que a terra impede entrada de oxigênio, inibindo a combustão, protegendo o tanque em condições climáticas prejudiciais.

Os Tanques acima do solo são utilizados pelas distribuidoras e, necessários ao transporte de reservatórios e constante manipulação de combustíveis. Apresentam facilidade na instalação e baixo custo de manutenção, sendo que quaisquer irregularidades ou vazamentos são rapidamente notados e, resolvidos rapidamente.

Indicador de Nível para Tanque Aéreo

Como medir e monitorar Tanques Subterrâneos?

Gestores responsáveis pela administração de um posto devem estar sempre atentos aos níveis de combustíveis de tanques subterrâneos. Cuidados com esse índice é de vital importância para garantir a segurança do local, evitar vazamentos, manter controle eficiente de estoque e, impedir despesas causadas pelo mau uso de equipamentos.

Como Medir e Monitorar o Tanque de Combustível
Medição do Tanque de Combustível

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estabelece que a variação máxima do volume de combustíveis em tanques, não pode ultrapassar 0,6%. O risco de uma eventual diferença acima desse percentual – no caso de vazamento no sistema de armazenamento subterrâneo, pode comprometer as operações de abastecimento do posto, uma vez que a descontaminação do solo é onerosa e demorada, além da interdição temporária de bombas e tanques.

Além de perda por vazamento, existem outros motivos que levam às divergências entre o volume do tanque e os registros de recebimento de produto que são:

  • Evaporação: a temperatura na hora da descarga do produto (a cada 1.000 Litros, 1º C a mais ou a menos, gerando aumento ou redução de volume, aproximadamente de 1 Litro);
  • Presença de água no tanque: atenção aos tanques de Diesel, em especial ao Biodiesel, que é substância altamente Higroscópica (absorção de água do ambiente), podendo acarretar problemas como entupimento de filtros e danificação do medidor;
  • Bombas de Abastecimento descalibradas: sujeitam o posto à autuação pelo Inmetro.
  • Equipamentos e Medidores descalibrados.

Como saber se o tanque de combustível foi abastecido corretamente?

Atualmente, existem equipamentos modernos e automáticos, que facilitam a medição e são capazes de aferir tanques, através de sistemas que armazenam dados e que comparam os registros de entrada e saída do combustível por sondas com sensores eletrônicos.

Entretanto, muitos postos de combustíveis, utilizam Réguas de Medição de 3 a 4 metros de comprimento, além de tabela de conversão (altura do fluido no tanque / litros) para monitorar os tanques.

Este método, manual e passível de erros, não considera alguns fatores importantes, entre os quais a movimentação do solo que deixa o tanque desnivelado e a variação da temperatura, causando dilatação e, aumento de volume do fluido no tanque.

Benefícios do Sistema de Monitoramento Eletrônico

O gerenciamento do combustível pode ser feito em tempo real ou, de forma remota, através de sondas com sensores eletrônicos de um Sistema de Medição de Tanque e Monitoramento Ambiental.

O Medidor Volumétrico de Combustíveis, equipamento que atua em conjunto com o sistema, faz medição da quantidade de combustível em estoque, além de transmitir informações de movimentação do volume de saída do combustível por dia.

Além de detectar perdas por vazamentos, o monitoramento permite registro de emissões de vapores (caso as bombas não possuírem um sistema de recuperação de vapores), alarme em caso de incoerência entre as informações registradas e o volume real do tanque, atualizações do inventário, entre outras funcionalidades.

Sistema de Monitoramento de Tanques Nano OPW 8259 120-240 VAC

Sistema de Monitoramento de Tanques Nano OPW 8259 120-240 VAC
Sistema de Monitoramento de Tanques Nano OPW

O Nano é um console eficiente ao monitoramento do tanque combustível em postos de varejistas e comerciais. Fácil de usar, possui software com acesso à internet, permitindo monitoramento remoto, detecção de vazamento e, conformidade de informações com o estoque.
Suas principais características são:

  • Fornece dados de estoque com precisão e em tempo real, além de relatórios para postos de combustível comerciais e varejistas;
  • Oferece um eficiente sistema de detecção de vazamento para postos com tanques de paredes e linhas duplas;
  • Monitora até 12 sondas ou 24 sensores ou, combinação de ambos;
  • Software oferece tela para calendário e “lista de favoritos” para recuperação rápida de filtros, utilizados com frequência;
  • Intuitivo, possui tela colorida touchscreen que possibilita fácil acesso às informações do estoque, conformidade, entrega, avisos e alarmes;
  • Econômico, oferece máxima performance com o melhor custo-benefício. Sua Tecnologia Multidrop reduz instalação de fiação e custos de mão-de-obra;

Conclusão

Com Sistema de Medição totalmente automatizado, é possível ter acesso a informações atualizadas em tempo real, realizar o planejamento de estoque do combustível de forma eficiente, garantir melhores resultados de rentabilidade, diminuir custos com desperdícios e, principalmente impedir riscos ambientais que poderiam, até mesmo, paralisar seu negócio.

CLIQUE E CONFIRA TODOS OS SISTEMAS DE MONITORAMENTO PARA GASOLINA


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Nenhum dado estruturado (Schema) encontrado Nenhum dado estruturado (Schema) encontrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *