A importância do Monitoramento dos Tanques

Como é feita a Armazenagem de Combustíveis? Entenda este processo e saiba porque é necessário monitorar o seu tanque.

Monitorar o tanque de combustível é essencial para melhorar o desempenho do seu posto revendedor em um mercado altamente competitivo. Para isso, procedimentos de manutenção preventiva devem ser rigorosamente seguidos, para evitar a contaminação, problemas com os combustíveis e assim, garantir a qualidade do produto fornecido ao consumidor.

homem realizando o abastecimento dos reservatórios de combustíveis de posto de gasolina.

Armazenagem de Combustíveis

Estabelecimentos que trabalham com venda e armazenagem de combustíveis devem estar sempre atentos às práticas de segurança, uma vez que esse tipo de substância pode ser muito prejudicial ao meio ambiente e altamente inflamável, quando não armazenado e, corretamente manipulado.

Além de proporcionar segurança, o armazenamento de combustíveis deve buscar a preservação da qualidade do produto e minimizar perdas. Existem diversas normas e regras que devem ser seguidas em postos de gasolina e distribuidoras de combustíveis para garantir a segurança aos funcionários e clientes. Os tipos de armazenamento se dividem entre os armazenamentos acima do solo e o subterrâneo. O procedimento a ser utilizado depende do tipo de negócio e de seus objetivos. Seja acima ou abaixo do solo, o armazenamento requer o uso de tanques adequados para a conservação de diversos fluidos.

Tanques Subterrâneos

Os tanques subterrâneos são utilizados por postos de gasolina: o tanque fica completamente enterrado e possui conexões com as bombas e seus equipamentos localizados acima do solo e utilizados pelos funcionários no abastecimento de automóveis. Essa forma de armazenamento é vantajosa por não ocupar muito espaço, uma vez que estes tanques ocupam uma área que não seria utilizada normalmente. Também, o perigo de incêndio é minimizado, visto que a terra impede a entrada de oxigênio e dessa forma inibe a combustão. Outra vantagem é que a terra protege o tanque em condições climáticas potencialmente prejudiciais.

Tanques Acima do Solo

Os tanques acima do solo são muito utilizados pelas distribuidoras, pois são necessários para o transporte dos reservatórios. Assim, os mesmos são utilizados também, pela indústria química, em decorrência da constante manipulação de combustíveis. Dentre as vantagens do armazenamento em tanques acima do solo, podemos citar o custo reduzido de manutenção e a facilidade na instalação da estrutura já que não necessitam trabalho adicional como os tanques subterrâneos. Outra vantagem é estar visível, assim quaisquer irregularidades ou vazamentos são facilmente notados e podem ser resolvidos rapidamente.

Fazendo o Monitoramento do Tanques Subterrâneos

Os gestores responsáveis pela administração de um posto de combustíveis devem estar sempre atentos aos níveis dos tanques subterrâneos. Cuidados com esse índice é de vital importância para garantir a segurança do local, evitar vazamentos, ter controle eficiente de estoque e impedir despesas causadas pelo mau uso dos equipamentos.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estabelece que a variação máxima do volume de combustíveis em tanques, não pode ultrapassar 0,6%. O risco de uma eventual diferença acima desse percentual, no caso de algum ponto de vazamento no sistema de armazenamento subterrâneo pode, muitas vezes, comprometer as operações de abastecimento do posto, já que a descontaminação do solo é onerosa e demorada, além da interdição temporária das bombas e tanques. Além de perda por vazamento, existem outras razões que levam às divergências entre o volume do tanque e os registros de recebimento de produto. São elas:

  • Evaporação: A temperatura na hora da descarga do produto (a cada 1.000 Litros, 1º C a mais ou a menos gera aumento ou redução de volume de aproximadamente 1 Litro);
  • Presença de água no tanque. Atenção aos tanques de Diesel, principalmente ao Biodiesel que é uma substância altamente higroscópica (possui a característica de absorver água do ambiente) e pode acarretar problemas como entupimento de filtros, além de danificar o medidor);
  • Bombas de Abastecimento descalibradas (que sujeitam o posto a autuação pelo Inmetro.
  • Equipamentos e Medidores descalibrados.

Medidores de Tanque. Quais as vantagens da integração entre o sistema e os tanques do posto de Combustível?

Em tempos passados, o uso de Réguas de Medição (sistema manual e passível de erros) era mais comum; hoje já existem equipamentos mais modernos e automáticos, capazes de aferir os tanques de combustível, através de sistemas que armazenam os dados e que comparam registros de entrada e saída de produto. Para isso, o gerenciamento do combustível pode ser feito em tempo real ou de forma remota, através de sondas com sensores eletrônicos.

Além de detectar possíveis perdas por vazamentos, o monitoramento permite registro de emissões de vapores (caso as bombas não tiverem um sistema de recuperação de vapores), alarmes em caso de incoerência entre as informações registradas e o volume verdadeiro do tanque, atualizações do inventário, entre outras funcionalidades.

Ao receber o produto da sua distribuidora, é importante lembrar de realizar todos os testes indicados pela ANP e sempre coletar a amostra-testemunha (amostra representativa de um produto, isto é, que traz em si as mesmas características do produto de onde foi coletada e serve como prova material em processos administrativos ou judiciais).

Finalmente, além de inibir dos riscos de problemas ambientais, o seu planejamento de estoque será bem mais eficiente, garantindo melhores resultados em sua rentabilidade e diminuindo muito os custos por desperdícios.

CLIQUE E CONFIRA TODOS OS SISTEMAS DE MONITORAMENTO PARA GASOLINA


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *