O Impacto Financeiro no Mercado Global 📊

Como a Covid-19 está Afetando os Setores Econômicos

A pandemia causada pela Covid-19 vem penalizando os setores da economia em intensidades diferentes. Isolamento social, restrição de funcionamento, diminuição da renda e perda de confiança resultam na queda do consumo.
Desde o início desta pandemia, observamos a desaceleração na economia, um movimento que podemos atribuir como adaptação, tanto dos consumidores, quanto dos prestadores de serviços/consumo. O isolamento de um terço da população mundial reflete diretamente sobre toda a economia global, onde em um “Efeito Cascata” todos os setores/segmentos estão sendo atingidos e buscando maneiras de enfrentar este novo desafio.
Os especialistas dizem que é muito difícil prever todos os efeitos da Covid-19, visto que não há referências para esta crise, pois trata-se de algo totalmente diferente das crises econômicas já superadas ou de qualquer outra forma de pandemia vivida. A única convicção é que as ações e os direcionamentos de todos os agentes econômicos (investidores, empresas, empregados, consumidores e setor público) estão diretamente relacionados aos resultados das Ações Governamentais de Combate à Covid-19 em todo o mundo.

O Pós-Crise deve trazer uma reorganização dentro de alguns setores, com uma nova dinâmica entre seus agentes.

Impactos no Setor Automotivo

Demissões, investimentos cancelados, atraso tecnológico, prorrogação de prazos para atender normas de emissões e segurança: são legados da crise.
A pandemia teve um impacto rápido e severo na indústria automotiva global. Os sintomas incluem uma interrupção nas exportações de peças chinesas, interrupções de fabricação em grande escala em toda a Europa e o fechamento de fábricas de montagem nos Estados Unidos. Isso está colocando uma pressão intensa sobre a indústria que já está lidando com redução na demanda global e provavelmente levando a um aumento na atividade de fusões e aquisições. Umas das reações do impacto potencial de longo prazo nas empresas automotivas foi a redução súbita da demanda e reorientação da produção para suprimentos hospitalares durante a pandemia. A reavaliação da gestão de riscos é fundamental para que o setor possa se adequar à “Nova Realidade”.

Impacto
• Queda de vendas, resultando na paralisação nas linhas de montagem.
• Redução da demanda por peças e serviços.

Reação
• As principais montadoras direcionaram suas atividades para produção pró-Bono de respiradores e máscaras hospitalares.

Apoio
• Resolução 356/ 2020 dispensa empresas da autorização de funcionamento e notificação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação de itens usados pela área da saúde durante a pandemia.

Recomendação
• Estabelecer um planejamento para ajustar o ritmo de oferta e demanda.
• Definir um plano de retomada que envolva fabricantes e concessionárias.
• Intensificar o uso de tecnologias digitais para manter o contato com o consumidor durante o período de confinamento.

Impactos na Indústria

Quando a pandemia levou o país a viver sob estado de calamidade, um impacto que se temia era o do desabastecimento. Ainda que os efeitos com relação a saúde pública e econômicos da Covid-19 permaneçam, a indústria tem feito a sua parte para ajudar o Brasil neste período de crise que enfrentamos. Em todo território, o setor produtivo mostrou solidariedade e velocidade de resposta, realizando ajustes rápidos em linhas de produção para atender as necessidades básicas da população. Quebras na cadeia de fornecimento, queda na produção e deslocamento da força de trabalho são alguns dos desafios imediatos enfrentados pelas organizações de produtos industriais durante a pandemia de Covid-19. O setor precisa se preparar e adequar suas operações para responder ao momento atual.

Impacto
• Baixa demanda, quebras de suprimentos, aumento de custos e atrasos em entregas.
• Redução dos segmentos de peças eletrônicas de alta tecnologia.

Reação
• Fábricas já operam abaixo da capacidade.
• Revisão de operações em função das projeções de mercado para os próximos meses.

Apoio
• A Medida Provisória 936/2020 para proteção do emprego e da renda; e destinação de R$ 51 bilhões a empresas de diferentes setores.

Recomendação
• Identificar/minimizar riscos que causam interrupções nas operações.
• Avaliar possibilidades de linha de crédito para manter a liquidez.
• Entender as necessidades e oferecer apoio para engajamento dos clientes.

Impactos no Setor Petroquímico

A pandemia de Covid-19 e a guerra de preços do petróleo são duas crises agudas enfrentadas pelas empresas de óleo, gás e petroquímicos. Enquanto os preços de petróleo caem por causa do não-cumprimento de acordos comerciais, a procura global por alguns produtos do setor diminui em consequência do avanço do Novo Coronavírus. O momento é de rever a eficiência das operações e diversificar modelos de negócios.

Impacto
• Queda na demanda/preço mundial do petróleo e aumento na procura por gás natural, cujo preço subiu rapidamente.
• Aumento por insumos para fabricação dos produtos de limpeza e higiene.

Reação
• Rápida resposta das empresas ao riscos eminentes.
• Ajustes de produção e preços do petróleo diante do cenário global.

Apoio
• Agência Nacional do Petróleo decidiu flexibilizar algumas obrigações de petroleiras em atividades de exploração e produção de petróleo e gás.
• Foram adiadas datas de entrega por petroleiras de relatórios de conteúdo local, gastos trimestrais e certificações.

Recomendação
• Segmentos de gás e químicos devem rever capacidades de produção para ampliar a oferta, sem impactos importantes no preço.
• Avaliar as estruturas operacionais e suprimentos para maior eficiência.
• Cadeia de suprimentos diversificada para evitar falta de abastecimento.

Impactos na Mineração e Siderurgia

O Novo Coronavírus afetou os mercados de commodities de maneiras variadas. Algumas operações foram afetadas por surtos locais de Covid-19 ou ainda por determinações governamentais.

 Impacto
• Relativa estabilidade na extração de minério, com possíveis ajustes de demanda e oferta. Produções siderúrgicas e metalúrgicas devem ser reduzidas, com queda significativa na demanda de muitos segmentos.

Reação
• Aceleração no processo de automação das atividades essenciais, para garantir a continuidade das operações.

Apoio
• Portaria 135/2020 disponibiliza insumos minerais essenciais à cadeia produtiva pelos serviços e atividades de pesquisa e lavra de recursos, atividades correlatas, beneficiamento de bens minerais, transformação, transporte e entrega de cargas de abastecimento da cadeia produtiva seguindo diretrizes de segurança para conter o avanço da Covid-19.

Recomendação
• Empresas com balanços financeiros sólidos podem aproveitar o momento para transações de M&A que fortaleçam mercados-chaves.
• Observar as recomendações de órgãos de saúde para preservar a segurança dos profissionais e garantir a produção.

Impactos no Agronegócio

Engana-se quem pensa que os impactos da Covid-19 no agronegócio foram negativos no Brasil, afinal, o país foi um dos poucos que aumentou suas exportações durante a pandemia. O resultado foi um Aumento de 9% no PIB, com perspectivas que apontam para um 2021 tão benéfico quanto. O fechamento, mesmo que temporário, de estabelecimentos do setor de alimentação, fez com as famílias aumentassem seu consumo e, consequentemente, compras de comida. O país enviou, pelo menos, 131,5 milhões de toneladas em produtos agrícolas por 61,2 bilhões de dólares, um valor 9,2% acima do mesmo período em 2019.
A alta do dólar deu um grande impulso para os produtores, que fizeram valer os investimentos na safra, exportando grandes quantidades para a China, por exemplo. Isso só reforça a ideia de que os impactos da Covid-19 no agronegócio foram vantajosos para os produtores brasileiros, reforçando a ideia de que o “Agro não para”.

Impactos no Setor Sucroenergético (Usinas)

A Safra 2020/21 de cana-de-açúcar começou com um sentimento de grande otimismo por parte das usinas e produtores de açúcar, etanol e energia. No entanto, a pandemia que assola o mundo está fazendo que os números não sejam tão promissores quanto o esperado. As restrições e o isolamento social derrubaram a demanda por combustíveis e, associados à maior queda da história no preço do petróleo, devido à política externa, provocaram uma elevada desvalorização do preço do etanol nas usinas. O impacto da Covid-19 nas operações das usinas é significativo, devendo resultar em redução da produção de etanol para 25 bilhões de litros, ou seja, -24% em relação aos níveis da safra 2019/2020, segundo informações do PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (ESALQ).
Nesse cenário, é comum que se inicie redução dos custos de produção e nas operações. No entanto, optar por esse corte, ou mesmo pela redução de doses de herbicida no canavial, não é a melhor saída, uma vez que a interferência de plantas daninhas na cultura poderá causar queda de até 80% na produtividade, afetar a qualidade da matéria-prima e diminuir a longevidade do canavial (3 a 5 cortes viáveis em média). Assim, para superar os impactos negativos da pandemia, o primeiro passo é definir e executar um bom planejamento estratégico para reduzir as perdas da cultura, adotando práticas inteligentes de gestão de custos e que otimizem processos e operações agrícolas.

O Resultado do Impacto

Deve-se ter um olhar atento às projeções futuras e à evolução dos negócios durante a pandemia. Organizações de todos os portes e setores foram profundamente impactadas pela pandemia do Novo Coronavírus, no Brasil e no mundo. Trata-se de uma crise sem precedentes e sem fronteiras, infectando milhões de pessoas, onde a extensão dos reflexos humanitários, sociais, econômicos e culturais permanece imprevisível. Observar e acompanhar os impactos em todos os setores da economia é imprescindível!


Com as Melhores Soluções e Produtos de Extrema Qualidade, a Lubmix está sempre um passo à frente para melhor atender seus clientes.

Faça Agora uma Cotação em um de Nossos Canais de Atendimento

☎️  (17) 3525-5110
✉  [email protected] 
📲  (17) 99792-7343  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *